sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Luta de Cheida contra o amianto

Todos os anos, o amianto leva à morte 90 mil pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerada cancerígena pela OMS, a substância é encontrada em abundância no Brasil e suas fibras são muito usadas na fabricação de telhas, caixas-d'água, pastilhas de freio, tecidos, tintas e outros produtos. O uso e o processamento do mineral são banidos em 58 países e quatro estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco). Na contramão, o Paraná é o maior produtor de manufaturados com amianto do Brasil.

"O amianto é um reconhecido cancerígeno que provoca uma série de doenças malignas em operários e pessoas que não foram expostas [à substância] no trabalho", explica a fundadora da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto (Abrea), Fernanda Gianasi. Entre as doenças desencadeadas devido à inalação da poeira da fibra de amianto estão a abestose (rigidez nos alvéolos pulmonares), o câncer de pulmão, da laringe, do sistema digestivo e dos ovários; e a mesotelioma (forma rara de câncer que atinge a membrana que reveste os pulmões).

Há anos o Deputado Cheida tem lutado contra o amianto no estado do Paraná. É de criação do Cheida o Projeto de Lei 586/07 que proíbe o uso e o fabrico de produtos, materiais e artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto ou outros minerais que, acidentalmente, tenham fibras de amianto na sua composição. Andamento: 16/07/07 - CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), onde recebeu parecer contrário em 06/11/07 - Em 21/10/2008 - Pedido de reconsideração. Mantido o parecer contrário. Há pressão da indústria para que o projeto não seja aprovado.

Cheida irá dar continuidade em sua luta contra o amianto, em favor da Saúde de toda a população paranaense.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cheida na luta para liberação de recursos


No mandato Cheida teve participações essenciais para aprovação de recursos para a região.

No total, o governo do Estado assinou convênios do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimentos (Recap) no valor aproximado de R$ 70 milhões com prefeitos de 321 municípios do Paraná. Só para Londrina, serão liberados R$ 9 milhões para restauração de vias do município.

Cheida, que lutou pela liberação dos recursos, lembrou que "o mais importante é que o dinheiro já está disponível em conta específica para esta finalidade e os prefeitos poderão começar as obras a curto prazo".
Cheida tem lutado para trazer cada mais recursos, como nosso representante na Assembléia Legislativa.

Cheida acompanha Osmar em visita à Londrina

O deputado Cheida acompanhou o candidato ao governo do Estado, Osmar Dias, nesta quarta-feira (8) em Londrina. A campanha tem crescido muito. Osmar e Cheida recebem o apoio e o carinho da população por onde passam.

Veja mais fotos no site do Osmar Dias.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cheida recebe carinho da população por onde passa

Cheida passou por várias cidades do norte do Paraná: Tamarana, Rolândia, Ibiporã, Jataizinho, Primeiro de Maio. A recepção como sempre, foi muito boa. As pessoas reconhecem o trabalho de Cheida por todo o Paraná.
Acompanhe todas as fotos no Flickr!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cheida faz palestra para estudantes em Rolândia


A convite do Rotary Club de Rolândia, o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) proferiu palestra a um grupo de jovens estudantes na noite deste sábado (4).
O tema foi “Ecologia e Meio Ambiente”, assunto sobre o qual Cheida tem livros publicados e inúmeros convites recebidos nos últimos anos para correr o mundo proferindo palestras.
Neste sábado, na Pousada das Alamedas, Cheida lembrou ao grupo de jovens que o Paraná, que representa 2% do território nacional, já desmatou 98% de suas florestas provocando graves desequilíbrios ambientais: “Os ventos que antes batiam nas árvores e subiam, agora rastejam a terra e levam embora a poeira e sedimentos que o solo precisa para produzir bons frutos”, disse.
Cheida lembrou, ainda, que o Paraná é campeão de produção de grão, mas é também o estado com maior índice de câncer de pâncreas e fígado em razão da quantidade de agrotóxicos usados nas lavouras.

Cheida no Calçadão de Londrina


E o Cheida esteve caminhando no Calçadão no último sábado. Encontrou amigos, tirou fotos, comprimentou eleitores e distribuiu santinhos.
A população o recebeu com o carinho de sempre, e reconhecendo o trabalho que tem realizado na Assembléia Legislativa do Paraná.

Veja mais fotos no Flickr do Cheida!